segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Projeto - A Batalha da Vírgula Contra o Ponto Final

PROJETO
A BATALHA DA VÍRGULA CONTRA O PONTO FINAL
Pressionada a fazer uma redação, Rubinha cria uma estória que não sabe como terminar. De repente, se vê em meio ao conflito entre diversos sinais ortográficos que reivindicam para si a finalização do texto. Com sensibilidade e didática, a história de Rubinha envolve crianças e adultos e suscita a curiosidade sobre o final do texto da garota e o destino dos relacionamentos entre a grande família da pontuação.

TEMA - Pontuação gráfica: função e sentido dos sinais ortográficos; o conflito e o fantástico no ambiente escolar.

APRESENTAÇÃO
A criança vive uma fase repleta de desafios, no limiar entre a conquista e a frustração. Também é o momento da vida em que o aprendizado é acelerado e precisa ser instigado de forma divertida e curiosa. A Batalha da Vírgula Contra o Ponto Final comprova que aprender e rir pertencem à mesma família. Ao mesmo tempo em que apresenta um drama do mundo escolar infantil – permeado por repreensões e castigos -, a peça revela a dimensão lúdica do aprendizado. Divertimento, alegria e curiosidade são elementos surpreendentes que aparecem no cenário da sala de aula e dialogam com o público. A Batalha da Vírgula Contra o Ponto Final surge com o compromisso de divertir e ensinar, de forma didática e sensível, rompendo as barreiras entre a escola, os deveres das crianças e a dimensão lúdica da vida.

JUSTIFICATIVA
Na sociedade contemporânea, a criança ocupa um espaço fundamental. Iniciativas como o Estatuto da Criança e do Adolescente reiteram seus direitos ao aprendizado e à brincadeira. Estimular a imaginação, a vivência do lúdico e o aprendizado é uma preocupação de famílias, escolas e de cidadãos conscientes da importância da educação infantil. O teatro é uma forma eficiente de transmitir conteúdo do currículo escolar de modo prazeroso e divertido. A Batalha da Vírgula Contra o Ponto Final leva o aluno do Ensino Infantil e Ensino Fundamental a identificar-se com a personagem e, assim, acompanhar sua fabulosa experiência com os sinais ortográficos. Além de ensinar sobre pontuação, a peça revela ao público infantil novas formas de encarar situações controversas, lidar com conflitos e perceber o ambiente escolar.

PÚBLICO-ALVO
Ensino Infantil e Ensino Fundamental.

OBJETIVO GERAL
Promover a percepção do lúdico como forma divertida de aprendizado e enfrentamento de situações controversas e de conflito.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Estimular a experiência do lúdico e do fabuloso;
· Demonstrar a possibilidade de transmissão de conteúdo escolar de forma fantasiosa, rompendo a falsa dicotomia entre escola e diversão;
· Contribuir com o aprendizado do uso de sinais ortográficos;
· Aprimorar a inteligência emocional da criança, especialmente em situações de conflito;
· Valorizar a diversidade, revelando sua riqueza, possibilidades e os diferentes papéis desempenhados por cada um;
· Fomentar na criança a capacidade de decisão.

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